Pastoral do Menor lança 4ª edição de projeto de reciclagem de lixo eletrônico

 



Como se viu na COP 27, a gestão de resíduos sólidos é um problema mundial. Em São Luís, o Projeto Fábrica de Desmontação transforma essa situação em oportunidade para conscientizar jovens sobre educação ambiental, descarte e reutilização de lixo eletrônico. No dia 8 de novembro de 2022, aconteceu o seminário lançamento do projeto na Igreja Nossa Senhora do Povo, na Vila Embratel.

O Fábrica de Desmontação existe desde 2012, mas estava suspenso. A quarta edição foi garantida a partir do retorno das atividades presenciais e a aprovação no edital Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos, realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP).

A Pastoral do Menor da Área Itaqui Bacanga, responsável pela coordenação do projeto, espera alcançar 80 adolescentes e jovens de 14 a 20 anos com as oficinas de artes visuais para customização de hardware, que tem como base a grafitagem e artesania digital, que reutiliza componentes eletrônicos para fazer bijuterias e outros objetos.

O seminário que marcou o lançamento do projeto abordou o tema “O Que é Metarreciclagem?” – a metodologia de se apropriar da tecnologia, atribuindo novas utilidades a componentes eletrônicos. Com isso, aumenta-se o ciclo de uso de peças, impedindo que sejam descartadas inadequadamente no meio ambiente.

Participaram do Seminário a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Cristina de Aquino Costa,  a secretária adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elaine Cutrim, e a coordenadora de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Patrícia Lindoso, o presidente da associação Comunitária Itaqui Bacanga, River Vlademir da Silva Souza, o representante da Paróquia São Daniel Comboni, Padre Francisco Colombi, o professor de Tecnologias da Informação do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, Roseweelt Lins Silva.

Iara Pinheiro fala sobre o projeto

Outros representantes da comunidade também compareceram Além dos participantes do projeto, estiveram presentes familiares, como as diretora da U.E.B. Henrique de La Roque, Rodvânia Macedo e do Centro de Ensino América do Norte, Katia Martins, jovem líder do bairro, Márcio Alberto Costa além de estudantes, familiares e educadores.

Esta é a quarta edição do Projeto Fábrica de Desmontação, que prepara a Feira de Metarreciclagem para mostrar os resultados das oficinas, além de compartilhar a experiência metodológica em espaços comunitários e educacionais dos municípios de São Luís, por meio das organizações da Rede Amiga da Criança e escolas públicas;  Projeto Vida Feliz, de Pastos Bons; Precavi - Associação Preparação da Criança e do Adolescente para a Vida, de Fortaleza dos Nogueiras; e Premevi - Preparando melhor para a vida, de Balsas Balsas. 

Imagens do lançamento feitas pela SEDIHPOP