Pamen e CMDCA lançam projeto sobre metareciclagem na Vila Embratel

“Gostei muito do projeto porque faz melhorar o meio ambiente. Quero aprender mais de informática, teclar um pouco mais rápido, a ser mais criativa e fazer coisas novas”, conta a estudante Thaynara Costa, 13 anos, que vai iniciar as atividades da nova edição do Projeto Fábrica de Desmontação. O lançamento do Projeto aconteceu nesta segunda-feira (11), em dois momentos, às 8h e às 14h, na Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga (Pamen), na Rua 19, quadra 31, casa 14, Vila Embratel. A iniciativa é realizada pela Pamen/Centro de Promoção e Vida de Crianças e Adolescentes, articulada pela Rede Amiga da Criança e apoiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís.

O Fábrica de Desmontação visa contribuir com a inclusão social e produtiva de 80 crianças e adolescentes de baixa renda do bairro Vila Embratel, em São Luís-MA, por meio de abordagem sobre a metareciclagem e a disseminação da educação ambiental com foco no reaproveitamento e descarte correto do lixo eletroeletrônico. O evento contou com a presença da coordenadora do Projeto Rosiete Câmara Rodrigues e os ex-alunos do Projeto André Lima e Carleane Silva, que realizaram palestras de apresentação do Fábrica de Desmontação e sobre Metareciclagem. Houve também exposição de peças produzidas pelo projeto.

Os participantes do Projeto aprendem a desmontar e montar máquinas reutilizando peças, atribuindo novas utilidades a componentes que, em outras situações não teriam mais uso. Há capacitação em montagem de computadores e de informática básica, competências necessárias para o desenvolvimento de algumas peças de arte.
A iniciativa ainda se constitui em uma alternativa que promove a inclusão por meio da arte, uma vez que são oferecidos os cursos de artes visuais para customização de hardware e artesania digital para criação de joias e peças utilitárias a partir de componentes eletrônicos. Há destaque também para a formação sobre o mundo do trabalho e empreendedorismo e o seminário “O que é metareciclagem?” com duração de 4h, voltado para os participantes.

A fim de que as crianças e adolescentes possam multiplicar o conhecimento adquirido durante as atividades do projeto, haverá atividades como campanha de conscientização sobre lixo eletrônico e eventos de exposição de produtos metareciclados no Dia do Consumo Consciente e nas comunidades de atuação da Rede Amiga da Criança, além de oito oficinas de educação ambiental com demonstração de reciclagem de lixo eletrônico em organizações sociais que compõe a Rede Amiga da Criança.

É positiva a avaliação que a coordenadora Rosiete Câmara Rodrigues faz do lançamento do projeto. “Pela expectativa de público esperada, a gente conseguiu que os alunos viessem e participassem. E tivemos a oportunidade apresentar a carga horária e metodologia de ensino dos instrutores”, explica. Sobre o acompanhamento que a equipe do projeto vai fazer com os pais dos alunos, a coordenadora afirma que serão realizadas reuniões de alinhamento com os pais a fim de saber sobre o rendimento da criança nas atividades do projeto e em casa.

O pequeno Jhonatan Alves, de 9 anos, diz que tem muitas coisas interessantes que ele quer fazer no projeto. “Quando chegar a oficina, eu quero fazer anéis e colares. Outra coisa legal é fazer uma maquete com um guindaste, como aquela que eu olhei aqui”, observa.

Acompanhe as atividades do projeto aqui no Blog e também na página do Facebook Projeto Fábrica de Desmontação.