Performance adolescente em desfile marca 3ª Feira de Metareciclagem

Maquiagem em tons azul, amarelo, branco e preto, com elementos metálicos. Roupas despojadas, jeans,  camisetas, jaqueta, tênis. Esses detalhes puderam ser notados na performance que os adolescentes do Projeto Fábrica de Desmontação fizeram durante o desfile da 3ª Feira de Metareciclagem, que aconteceu na quarta-feira, 19/04/2017. O evento encerrou na quinta-feira (20), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Rua Rampa do Comércio, 200, Praia Grande, São Luís-MA. O projeto é realizado pela Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga/Centro de Promoção da Vida de Crianças e Adolescentes, articulado pela Rede Amiga da Criança e patrocinado pela Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A programação iniciou às 16h do dia 19/04 com a exposição das peças produzidas pelo projeto. Às 18h, houve o desfile com modelos vivos usando brincos, colares, pulseiras e anéis produzidos com peças de eletrônicos, como placas, teclas e fios fonte. Logo após os adolescentes que participaram desta edição foram certificados.

Representantes de diversas instituições que contribuíram com o Projeto Fábrica de Desmontação estiveram presentes e foram homenageados com o Prêmio Parceiro da Sustentabilidade, como a representante da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, Suellem Chaves, o coordenador do Centro de Cultura Negra do Maranhão, Maurício Paixão, o gerente de Gente e Gestão da Companhia Energética do Maranhão, Ytaquirate Soeiro, a representante da Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Lourdes Nogueira Dias e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente Elisangela Cardoso.
Também receberam o Prêmio a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Janicelma Fernandes de Sousa, a conselheira do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão, Luzia Helena Fonseca, representando o Presidente Edilson Baldez das  Neves, a articuladora da Rede Amiga da Criança, Dulcinea Gomes, a representante do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Natália Soares, o produtor de moda Manoel Mougeot e a militante dos direitos humanos Ivana Braga.

A adolescente Iara Pinheiro, 14 anos, conta que gostou de cara do projeto porque sabia que ia desenvolver mais seu jeito de falar, de se expressar melhor. Já Bianca Sá, 22 anos, compartilha que “a Feira foi muito produtiva, um aprendizado porque geralmente a gente que está no projeto não sabe o tanto de apoio que temos e, durante o evento, conhecemos pessoas de várias instituições que nos ajudaram”.

A coordenadora Quesia Barros informa que nesta edição do Projeto foram certificados 90 adolescentes na área da Metareciclagem. Ela explica que o Projeto faz com que a transformação do lixo eletrônico seja mais divulgada e aplicada.

Segundo dia

Na programação do segundo dia do evento, 20/04, os adolescentes do Projeto facilitaram oficinas de artesania digital e customização de hardware para o público, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h. A inscrição nas oficinas foi por ordem de chegada e a quantidade de vagas era limitada. Das 9h às 17h30, a exposição das peças esteve aberta à visitação pública.
Catálogo

Durante a Feira, foi lançado o Catálogo Arte e Sustentabilidade Edição 2016-2017, que tem como proposta apresentar os produtos confeccionados pelos adolescentes do projeto nas oficinas de artesania digital e customização de hardware. Tanto a Feira quanto o Catálogo contaram com a produção de Dicy Rocha e Manoel Mougeot.

Mais sobre o projeto

O projeto Fábrica de Desmontação contribui para a inclusão social e produtiva de 100 adolescentes e jovens da área Itaqui-Bacanga por meio de oficinas de metareciclagem (artesania digital e customização de hardware), cursos de montagem de computadores e de informática básica, oficinas sobre cidadania e outras temáticas e oficinas de multiplicação do conhecimento em outros municípios.

O projeto é baseado na metodologia da metareciclagem, que alia reciclagem de equipamentos eletrônicos à transformação social, fazendo com que as comunidades se apropriem da tecnologia enquanto ferramenta de expressão, construção e difusão de conhecimento, geração de renda e adaptação à realidade local.

Mais informações: 
Quesia Barros - Coordenadora do Projeto Fábrica de Desmontação 98 98734-8259
Rodrigo Oliveira - Assessor de Comunicação do Projeto 98 98788-3927
Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga
Endereço: Rua 19, quadra 31, casa 14, Vila Embratel. CEP: 65080-140. São Luís - MA.
(98) 3228-0457 98734-8259 ceprovnet@yahoo.com.br
facebook.com/desmontacao
desmontacao.blogspot.com.br