Reciclando eletrônicos para a transformação social


O uso das tecnologias em qualquer área do conhecimento modifica o modo do homem de viver e compreender o mundo. Não seria diferente com as novas tecnologias da comunicação e informação (TIC’s). Mas só garantir o acesso à tecnologia, não permite que a população a utilize como meio de desenvolvimento e criação.

Esta é a proposta do Projeto Fábrica de Desmontação, financiado pela Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e realizado pela Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga. O projeto é baseado na metodologia da metareciclagem, que alia reciclagem de equipamentos eletrônicos à transformação social, fazendo com que as comunidades se apropriem da tecnologia enquanto ferramenta de expressão, construção e difusão de conhecimento, geração de renda e adaptação à realidade local.
Dessa forma, a máquina e seus componentes em desuso se aproximam da vida cotidiana quando transformados em bijuterias, quadros, luminárias, porta-retratos etc. Produtos que, para além do seu uso comum, representam uma forma de expressão da juventude local. Expressão esta potencializada pelas técnicas de artes visuais, grafite, aerografia, desenho e artesania digital proporcionadas pelas oficinas do Projeto Fábrica de Desmontação.

A metareciclagem também está fundamentada em uma consciência ecológica, que visa reutilizar os produtos eletrônicos que se tornam a cada dia mais descartáveis em menos tempo.

O projeto Fábrica de Desmontação contribui para a inclusão social e produtiva de 100 adolescentes e jovens da área Itaqui-Bacanga por meio de oficinas de metareciclagem (artesania digital e customização de hardware), cursos de montagem de computadores e de informática básica, oficinas sobre cidadania e outras temáticas e oficinas de multiplicação do conhecimento em outros municípios.

Esta iniciativa é pioneira no Maranhão e, em quatro anos, atendeu cerca de 400 jovens e reciclou mais uma tonelada de lixo eletrônico. Na Fábrica de Desmontação sustentabilidade é uma arte!

Acompanhe as atividades do projeto aqui no Blog e também na página do Facebook Projeto Fábrica de Desmontação.