Sexualidade é discutida em oficina do Fábrica de Desmontação


A sexualidade desperta polêmica e muitas vezes não é discutida de forma saudável. Ter acesso a informações sobre a temática é essencial, principalmente para tirar as dúvidas de quem dando os primeiros passos nessa estrada, o adolescente. Esse foi o foco da Oficina de Cidadania do projeto Fábrica de Desmontação, que aconteceu no dia 13/02, na sede da Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga. O projeto é patrocinado pela Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A oficina foi facilitada pela psicóloga Jailma Corrêa Silva, que abordou métodos preventivos ao sexo na adolescência e a diferença entre sexo e sexualidade, pois a sexualidade é mais ampla e tem a ver com o sexo feminino e masculino, gênero, identidade e orientação sexual. Foi exibido um vídeo explicativo com figuras e desenhos para tornar mais claro esse conceito.

Além disso, os adolescentes do projeto tiveram a oportunidade de expor suas opiniões sobre o assunto em uma atividade com perguntas sobre questões pessoais. “Observando as respostas deles [os adolescentes], percebi que a maioria não tem essa orientação sobre a sexualidade em casa, por isso a oficina é muito importante”, explica Jailma.
A psicóloga ainda acrescenta que esta temática precisa ser trabalhada de forma ampla e explicativa para que o aprendizado do conteúdo seja mais claro, porque a maior parte dos adolescentes não têm acesso a esse tema de forma correta.

Acompanhe as atividades do projeto aqui no Blog e também na página do Facebook Projeto Fábrica de Desmontação.