Descarte responsável de resíduos eletrônicos está em alta

A rapidez no aperfeiçoamento de novas tecnologias faz aumentar as pilhas de equipamentos eletrônicos obsoletos em escritórios e nas casas dos cidadãos comuns. Pensando no descarte inteligente desses resíduos, iniciativas internacionais têm sido tomadas. Um exemplo recente foi o pedido do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, aos japoneses que doassem seus antigos celulares, computadores e aparelhos eletrônicos para serem usados na fabricação das medalhas olímpicas.

O descarte de dispositivos no Japão é bem comum, prática que ainda é pouco seguida aqui no Brasil, apesar de o país ser o maior produtor de resíduos eletrônicos da América Latina. Foram 1,4 milhão de toneladas de eletrodomésticos, monitores de televisão e telefones celulares, que equivale a 36% do total produzido na região em 2014.

No Maranhão, o descarte adequado de eletrônicos pode ser feito nos postos de coleta do EcoCemar, projeto da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) que consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica. Atualmente está presente nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e Imperatriz.

Outra forma de descarte inteligente é na Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga, que precisa de matéria-prima, como desktops, notebooks, impressoras e celulares, para a realização do Projeto Fábrica de Desmontação, patrocinado pela Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Confira abaixo o endereço onde podem ser entregues os resíduos:

Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga
Endereço: Rua 19, quadra 31, casa 14, Vila Embratel. CEP: 65080-140. São Luís - MA.
Telefone: (98) 3228-0457
Email: ceprovnet@yahoo.com.br

Apoie esta ideia e contribua para um futuro mais sustentável!