Já ouviu falar em artesania digital e customização de hardware?

O desenvolvimento de novas tecnologias que garantem ao cidadão comum participar do mundo virtual gera resíduos no mundo real que levam muito tempo para se decompor. Preocupada com isso, a equipe do Projeto Fábrica de Desmontação realiza as oficinas de artesania digital e customização de hardware para reaproveitar peças de equipamentos eletrônicos que seriam descartados. Mas qual a diferença entre essas duas oficinas?

A artesania digital alia o artesanato - arte e técnica do trabalho manual não industrializado, realizado por artesão, e que escapa à produção em série, com finalidade utilitária e artística – à reciclagem de peças de notebooks, celulares, impressoras etc. Na oficina os adolescentes confeccionam bijuterias e artigos utilitários como caderno de anotações, porta-lápis, porta-treco, chaveiro, cama para gato, luminárias e lixeiras.


As peças desses equipamentos eletrônicos também são personalizadas com técnicas de artes visuais, desenho e grafite. Essa é a oficina de customização de hardware, que faz quadros artísticos de matérias-primas como placa mãe, fios de fontes, parafusos e CPU.


Ambas as oficinas estão fundamentadas na reciclagem de materiais eletrônicos ou metareciclagem aliada à transformação social. Para isso são discutidas as razões sociais, econômicas e ambientais do sistema produtivo dos eletroeletrônicos, além de temas relativos à cidadania, meio ambiente, lixo eletrônico, trabalho, juventudes, uso/abuso de drogas e diversidade.

Mais sobre o Projeto

O projeto Fábrica de Desmontação tem a proposta de contribuir para a inclusão produtiva e social de 100 adolescentes e jovens de baixa renda do bairro Vila Embratel em São Luís-MA a partir da qualificação em metareciclagem. O projeto é realizado pela Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga (Pamen)/Centro de Promoção e Vida de Crianças e Adolescentes, articulado pela Rede Amiga da Criança e patrocinado pela Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Além das oficinas de artesania digital e customização de hardware, o Fábrica de Desmontação oferece cursos de informática básica e montagem e manutenção de computadores.

Ao final do processo formativo, os jovens estão aptos a empreender negócios ou ser inseridos profissionalmente na área de assistência técnica de eletroeletrônica, manutenção de computadores, artes visuais, artesanato e facilitação de oficinas sobre metareciclagem.

Acompanhe as atividades do projeto aqui no Blog e também na página do Facebook Projeto Fábrica de Desmontação.