Lotado de adolescentes e jovens. Foi assim que ficou na tarde do dia 06 de novembro, o salão Nossa Senhora do Povo, localizado na praça das sete palmeiras no Viva Vila Embratel, onde aconteceu o seminário “Princípios da Metareciclagem” realizado pelo “Projeto Fábrica de Desmontação”. O projeto Fábrica de Desmontação é realizado com apoio do Oi Futuro e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente - Cedca.
Com o tema: Princípios da Metareciclagem, a programação foi aberta a toda a comunidade. Objetivando sensibilizar adolescentes, jovens e comunidade sobre a ideia da reapropriação de tecnologia e transformação social em que se baseia a Metareciclagem, para que conheçam seus conceitos e princípios, desenvolvimento sustentável, tecnologias digitais e cultura colaborativa.
![]() |
| Quésia Barros Coordenadora do Fábrica de Desmontação |
Durante abertura a coordenadora do projeto, Quésia Barros, deu boas vindas a alunos e alunas das novas turmas do projeto, destacando o diferencial que o mesmo oferece no processo de ensino-aprendizagem de adolescentes e jovens da comunidade.
Palestrantes convidados apresentaram temas sobre tecnologia e sustentabilidade. George Pereira, da Associação Comunitária da Área Itaqui-Bacanga – ACIB, falou sobre o Desenvolvimento sustentável a partir da área Itaqui-Bacanga, apontando os efeitos da urbanização e o consumo d’água.
O representante do Protagonismo Juvenil em Rede - PROJUR, da Rede Amiga da Criança, Enilson Ribeiro, promoveu um bate bapo sobre Tecnologia Digital e Cultura colaborativa.
“Agente aprendeu a reciclar o lixo eletrônico, fizemos várias artes e aprendemos a reaproveitar e fazer muitas coisas úteis”, falou Camila Costa, que participa do projeto já tendo concluído as oficinas informática básica e artesania hoje participa das oficinas de customizarão de hardware.
| METARECICLEIROS - Jovens do Projeto Fábrica de Desmontação recebem certificados de conclusão dos cursos. |
No final do evento uma grande festa para alunos do projeto, que receberam certificados de conclusão dos cursos de informática básica, montagem e manutenção de computadores e artesania digital.



