Seminário "Princípios da Metareciclagem"

 
Lotado de adolescentes e jovens. Foi assim que ficou na tarde do dia 06 de novembro, o salão Nossa Senhora do Povo, localizado na praça das sete palmeiras no Viva Vila Embratel, onde aconteceu o seminário “Princípios da Metareciclagem” realizado pelo “Projeto Fábrica de Desmontação”. O projeto Fábrica de Desmontação é realizado com apoio do Oi Futuro e  Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente - Cedca. 

Com o tema: Princípios da Metareciclagem, a programação foi aberta a toda a comunidade.  Objetivando sensibilizar adolescentes, jovens e comunidade sobre a ideia da reapropriação de tecnologia e transformação social em que se baseia a Metareciclagem, para que conheçam seus conceitos e princípios, desenvolvimento sustentável, tecnologias digitais e cultura colaborativa.
Quésia Barros 
 Coordenadora do  Fábrica de Desmontação

Durante abertura a coordenadora do projeto, Quésia Barros, deu boas vindas a alunos e alunas das novas turmas do projeto, destacando o diferencial que o mesmo oferece no processo de ensino-aprendizagem de adolescentes e jovens da comunidade. 

Palestrantes convidados apresentaram temas sobre tecnologia e sustentabilidade. George Pereira, da Associação Comunitária da Área Itaqui-Bacanga – ACIB, falou sobre o Desenvolvimento sustentável a partir da área Itaqui-Bacanga, apontando os efeitos da urbanização e o consumo d’água. 

O representante do Protagonismo Juvenil em Rede - PROJUR, da Rede Amiga da Criança, Enilson Ribeiro, promoveu um bate bapo sobre Tecnologia Digital e Cultura colaborativa.
“Agente aprendeu a reciclar o lixo eletrônico, fizemos várias artes e aprendemos a reaproveitar e fazer muitas coisas úteis”, falou Camila Costa, que participa do projeto já tendo concluído as oficinas informática básica e artesania hoje participa das oficinas de customizarão de hardware.

METARECICLEIROS -  Jovens do Projeto Fábrica de Desmontação recebem certificados de conclusão dos cursos.

No final do evento uma grande festa para alunos  do projeto, que receberam  certificados de conclusão dos cursos de informática básica, montagem e manutenção de computadores e artesania digital.


A Pastoral do Menor e Rede Amiga da Criança acreditam na força da ideia da Metareciclagem trazida através do Projeto Fábrica de Desmontação para a capacitação dos jovens. Além do curso de montagem e manutenção de computadores os adolescentes e jovens tem a oportunidade de na prática dar a tecnologia um uso social, participando de oficinas inovadoras como artesania digital e customização de hardware.