A Pastoral do Menor por meio do Projeto Fábrica de Desmontação, que tem apoio do Criança Esperança em 2012, inicia uma campanha de conscientização sobre o descarte responsável do lixo eletrônico.
O Projeto alerta para importância de os fabricantes disponibilizarem postos de coletas e responsabilizarem-se também pelo material que colocam no mercado.
Também pauta como urgente a implementação de políticas públicas para coleta e tratamento deste tipo de resíduos por parte do governo. Pelas calçadas e terrenos baldios de São Luís são vistos todo tipo de lixo, inclusive o eletrônico que podem contaminar áreas.
Além disso, a Pastoral do Menor e a Rede Amiga da Criança reividicam apoio para as iniciativas que trabalham com a reciclabem de lixo eletrônico, a de fim profissionalizar o setor e desenvolver uma cadeia produtiva, que gere renda e inclusão social.
Consumidores e consumidoras ao trocarem seus equipamentos eletroeletrônicos também devem procurar a forma mais adequada de descartar o anterior, doando a projetos de reciclagens, devolvendo à empresa fabricante e cobrando do governo soluções.
O Fábrica de Desmontação difundirá alguns princípios de metareciclagem e cuidados com o lixo eletroeletrônico em escolas públicas da área Itaqui-Bacanga, em São Luis-MA.
