A Pastoral do Menor (Pamen) da área Itaqui-Bacanga e o Centro de Cultura Negra do Maranhão, lançam o projeto “Fábrica de Desmontação”, neste sábado, dia 31 de março, às 08h30 no Salão Nossa Senhora do Povo - Praça das Sete Palmeiras – Viva Vila Embratel.
O projeto é apoiado pelo Criança Esperança em 2012 e parte de uma demanda atual por profissionalização de adolescentes e conscientização sobre o lixo eletrônico. O projeto oferece cursos de qualificação profissional a adolescentes em situação de vulnerabilidade social de duas comunidades de São Luís/Maranhão: Vila Embratel e João Paulo.
O objetivo do projeto é contribuir para a inclusão produtiva e social de 150 jovens de baixa renda e o desenvolvimento sustentável de São Luís a partir da qualificação em metareciclagem. A metareciclagem é uma proposta de reapropriação de tecnologia objetivando a transformação social, onde os adolescentes aprenderão a montar máquinas reutilizando peças antigas, atribuindo assim novas utilidades a componentes que, em outras situações, não teriam mais uso.
Os Cursos Oferecidos
Serão oferecidos cursos de informática, montagem e manutenção de computadores; artes visuais para customização de hardware e artesania digital para criação de jóias e peças utilitárias a partir de componentes eletrônicos. Também inclui oficinas sobre os princípios da metareciclagem para que compreendam as razões sociais, econômicas e ambientais deste sistema produtivo. Serão oferecidas, ainda, oficinas sobre educação ambiental e metareciclagem para escolas públicas.
