Lixo Eletrônico

Campanha de conscientização sobre o descarte do Lixo Eletrônico


 

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Exemplos de lixo eletrônico:

•    Monitores de computadores                                  
•    Celulares
•    Televisores
•    Impressoras,
•    Máquinas fotográficas,
•    Baterias,etc.

 

Problemas causados pelo descarte inadequado 

 

Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água. Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.

 

Onde Jogar? Descarte correto e reutilização 

 

Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.
 Lembre-se: O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis (papel, plástico, metal).


Fique por dentro

 

De acordo com o documento do Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado no começo deste ano, o mundo produz, a cada ano, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico a mais, e o Brasil está entre os maiores produtores. Se, por um lado, o aumento do consumo e produção de lixo gera uma preocupação em relação ao meio ambiente, por outro, o crescente volume de lixo tecnológico, como celulares, computadores e televisores descartados pelos consumidores está movimentando um novo negócio. O segmento começa a ser visto como promissor e é pensando nesse propósito que foi criado o Projeto Fábrica de Desmontação.