Coordenado pela Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga, o Projeto "Fábrica de Desmontação" tem como objetivo contribuir na inclusão social e produtiva de 80 adolescentes e Jovens de baixa renda a partir da metareciclagem e disseminação da educação ambiental com foco no reaproveitamento e descarte correto do lixo eletroeletrônico.Adolescentes e jovens, na faixa etária de 14 a 20 anos aprendem a desmontar e montar máquinas, reutilizando peças antigas, atribuindo assim novas utilidades a componentes que, em outras situações, não teriam mais uso. Essa metodologia chama-se metareciclagem.
São oferecidos cursos de artes visuais voltadas para artesania digital e customização de hardware. Os participantes também recebem formação sobre o mundo do trabalho e empreendedorismo. Como forma de mostrar os resultados do projeto, será realizada uma Feira de Metareciclagem e Desfile com peças metarecicladas.
Os adolescentes também desenvolvem oficinas de compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre os princípios da metareciclagem em espaços comunitários e educacionais dos municípios de São
Luís, por meio das organizações da Rede Amiga da Criança e escolas
públicas; Projeto Vida Feliz, de Pastos Bons; Precavi - Associação
Preparação da Criança e do Adolescente para a Vida, de Fortaleza dos Nogueiras;
e Premevi - Preparando melhor para a vida, de Balsas Balsas.
Nesta 4ª edição, o projeto Fábrica de Desmontação é apoiado pelo Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos, realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP).